699322099045427
top of page

Qual a diferença entre Bipolar e Borderline?


Bipolar e borderline são dois transtornos mentais distintos, cada um com suas próprias características e sintomas. O transtorno bipolar é caracterizado por mudanças extremas de humor e energia, ou "manias" e "depressões". As pessoas com transtorno bipolar experimentam episódios de mania ou hipomania (um estado de euforia ou excitação moderada), seguidos por episódios de depressão. Esses episódios podem ser bastante intensos e durar semanas ou meses.


Já o transtorno de personalidade borderline é caracterizado por instabilidade emocional e relacional, auto-imagem e comportamento. As pessoas com esse transtorno podem ter dificuldade para controlar suas emoções e podem ser propensas a atitudes impulsivas, como comportamento autodestrutivo, agressão verbal ou física, uso de drogas ou comportamento sexual arriscado. Além disso, podem apresentar dificuldade em manter relacionamentos estáveis, tendo a percepção de que as pessoas que os amam são "tudo ou nada", ou seja, podem alternar entre idealizar e desprezar as pessoas em sua vida.


Apesar de possuir algumas semelhanças, como os episódios de mudanças extremas de humor, existem algumas diferenças fundamentais entre os dois transtornos. O transtorno bipolar é caracterizado por episódios de mania e depressão que alternam entre si, enquanto o transtorno de personalidade borderline é caracterizado por instabilidade emocional e relacional contínua. Além disso, as pessoas com transtorno bipolar podem ter períodos de tempo durante os quais seus sintomas são levemente presentes ou completamente ausentes, enquanto as pessoas com transtorno de personalidade borderline tendem a apresentar sintomas constantes e intensos.


Em resumo, o transtorno bipolar é caracterizado por mudanças extremas de humor e energia, ou "manias" e "depressões", enquanto o transtorno de personalidade borderline é caracterizado por instabilidade emocional e relacional, auto-imagem e comportamento. As pessoas com transtorno bipolar experimentam episódios de mania ou hipomania seguidos por episódios de depressão, enquanto as pessoas com transtorno de personalidade borderline podem ter dificuldade para controlar suas emoções e podem ser propensas a atitudes impulsivas.

19 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


whatsapp
bottom of page