Diante da pandemia causada pelo o Coronavirus, muitos estão em casa de home office e estão usando muito mais os aplicativos de videochamadas. Todos comentam a mesma coisa: estamos mais cansados!
Sim estamos mais cansados, mas tem uma razão científica para isso, a revista norte americana Fast Company, fez um artigo sobre o novo modo de viver: recluso com videochamadas o tempo todo.
Um dos primeiros motivos para o nosso cansaço é que nosso cérebro não está pronto para a interação via vídeo, mas sim, para receber informações com os filmes, noticiários e as series. Agora somos obrigados prestar atenção a todos os movimentos, se a conexão tá boa, se o áudio está funcionando, o rosto das pessoas no vídeo e até mesmo ficamos o tempo todo nos olhando, o que gera grande espaço para autocrítica quando ficamos nos olhando tanto tempo no video.
O CENÁRIO NÃO MUDA
Estamos sempre diante do mesmo computador ou celular, não tem tempo de intervalo de uma reunião entre a outra, ficamos conectados ansiosos com a qualidade das próximas chamadas. Não tem uma caminhada entre uma sala e outra, um café para distrair e até mesmo uma conversa de corredor. Simplesmente estamos presos na chamada atrás da outra que nós leva a uma estafa mental. Por isso faça pausas de 30 minutos a cada 2 horas de trabalho. Isso ajuda você a recarregar, mas nada de tela de smartphone, viu?
PARADO COMO ESTÁTUA
Se tem uma coisa que a gente não estava preparado era para ter um home office com qualidade e conforto. Por isso estamos com os corpos paralzoados em frente as telas por muito tempo, gerando tensão, cansaço físico e mental. A nossa postura corporal fica totalmente paralisada. A gente não anda de uma sala para a outra e ficamos ali fixos com o olhar para a tela. Levante e alongue seu corpo, procure melhorar o máximo possível o seu ambiente de trabalho e não fique rígido na cadeira por longas horas.
OS OLHOS ESTÃO CANSADOS
Existem pesquisas que apontam que piscamos menos na frente da tela, o que faz o nosso globo ocular ter mais fadiga. É aquela sensação de ardência que você tem os olhos após uma longa reunião. Por isso a cada 20 minutos olhe pela janela e tente desfocar das telas por 5 minutos isso vai te ajudar bastante.
Uma coisa que não posso deixar de dizer é o quanto o ser humano é social e por isso essa distância leva ele a se esforçar mais mentalmente para se sentir próximo de quem ele está falando. Sem contar as interferências que temos no dia a dia do home office, por isso, apesar da cobrança interna, podemos sim fazer as mesmas pausas e descansos que faríamos no escritório. Já que não dá para parar no café e falar sobre os filhos, o cachorro e até mesmo sobre o chefe, que tal fazer intervalos olhando algo que não seja uma tela?
Mantenha sua saúde mental em dia com pausas necessárias e claro, reduza o excesso de informações negativas e tente sempre levar esse período como um momento propricio para se reinventar.
E isso, se cuidem, beijão da Bia!
Parabéns pelo texto! Muito informativo e como sempre muito bem escrito!