Depressão: qual médico ou especialista devo procurar?

Saiba onde buscar ajuda e com quem se consultar para diagnosticar essa doença e ter o melhor tratamento possível – é o psiquiatra, o psicólogo ou nenhum?



A depressão é tratada principalmente por médicos e psicólogos. No entanto, o ideal é procurar um psiquiatra (médico com foco em transtornos mentais) para que ele diagnostique o problema e sua severidade e, então, recomende os tratamentos mais adequados para cada caso.

Como saber se eu tenho depressão

Há sintomas suspeitos, como cansaço extremo, fraqueza, irritabilidade, angústia, tristeza, falta de interesse por atividades que antes davam prazer, pensamentos negativos ou que envolvem a morte e até disfunção sexual. E ainda existem testes e questionários.

Mas só uma avaliação apurada do médico de fato vai diagnosticar a depressão e diferenciá-la de outros problemas. Nesse sentido, o psiquiatra é o melhor especialista, porque está habituado a lidar com esse distúrbio no seu dia a dia.

No entanto, é possível que, durante sessões de psicoterapia, o psicólogo perceba a presença da depressão.

Quando procurar a ajuda do médico? Em especial nos momentos que sentir que os sintomas acima – e tantos outros – estão afetando sua vida, parecem não ir embora ou surgem sem motivo aparente.

Depressão não é frescura.

Fonte: Saúde Abril

11 visualizações

SOBRE SITE

O site da Psicóloga Beatriz Brandão tem como objetivo informar e divulgar o trabalho de psicologia clínica na abordagem analítica. Temos orgulho de possuir esse projeto de grande impacto social e atingir centenas de milhares de pessoas todos os meses com nossos conteúdos e apoio psicológico

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

PSICÓLOGA BEATRIZ BRANDÃO    |   CRP 06/125981   |    AVENIDA ROUXINOL, 1041 - MOEMA - SÃO PAULO - SP       | (11) 99425-7007  |  

SITE CRIADO POR: BEATRIZ BRANDÃO