699322099045427
top of page

Autodiagnóstico é perigoso, você sabia dessas semelhanças?


Existem alguns transtornos mentais que são muito parecidos e podem ser facilmente confundidos. Alguns exemplos incluem:


Transtorno Bipolar e Depressão Maior: Ambos os transtornos envolvem mudanças de humor, mas a principal diferença é que o Transtorno Bipolar inclui episódios de mania ou hipomania, enquanto a Depressão Maior não.


Transtorno de Ansiedade Generalizada e Depressão: Os sintomas de ansiedade e depressão podem se sobrepor e as pessoas podem ter dificuldade em distinguir entre os dois. No entanto, a ansiedade é caracterizada por medo, preocupação ou ansiedade desproporcional, enquanto a depressão é caracterizada por tristeza, perda de interesse e perda de energia.


Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Transtorno de Ansiedade: Os sintomas de obsessão e compulsão podem ser semelhantes aos sintomas de ansiedade. No entanto, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo é caracterizado por pensamentos e comportamentos repetitivos e intrusivos, enquanto o transtorno de ansiedade é caracterizado por medo, preocupação ou ansiedade desproporcional.


TDAH e Depressão: ambos os transtornos podem apresentar sintomas como falta de atenção, falta de concentração, falta de motivação, falta de interesse e alterações no humor, mas as causas e tratamentos são diferentes.


É importante lembrar que essas são apenas algumas semelhanças e que cada transtorno tem suas próprias características e sintomas únicos. Portanto, é importante que a avaliação e o diagnóstico sejam feitos por profissionais de saúde mental qualificados

16 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


whatsapp
bottom of page