699322099045427
top of page

A História da Psicologia


A história da psicologia remonta aos antigos gregos, que foram os primeiros a se interessarem pelo estudo da mente e do comportamento humano. Platão e Aristóteles foram os primeiros a escrever sobre psicologia, tendo elaborado teorias sobre a mente, a alma e as emoções. No século XVII, René Descartes propôs a dualidade mente-corpo, onde a mente é vista como algo separado do corpo físico.


Na segunda metade do século XIX, surgem as primeiras escolas de psicologia, como a psicologia fisiológica, liderada por Wilhelm Wundt, e a psicologia evolutiva, liderada por Charles Darwin. Wundt foi o primeiro a estabelecer um laboratório de psicologia, onde realizou estudos sobre a consciência e os processos mentais. Darwin, por sua vez, propôs uma teoria da evolução da mente e do comportamento.


No início do século XX, surgem as escolas de psicologia comportamental, liderada por John Watson, e a psicologia freudiana, liderada por Sigmund Freud. Watson propôs que o comportamento humano pode ser entendido através do estudo dos estímulos e das respostas, enquanto Freud propôs uma teoria da personalidade baseada nas dinâmicas inconscientes.


Na década de 1950, surge a psicologia cognitiva, liderada por Jean Piaget e Albert Bandura. A psicologia cognitiva enfatiza o estudo dos processos mentais, como a percepção, atenção, memória e pensamento.


Hoje em dia, há uma variedade de abordagens diferentes na psicologia, como a psicologia humanista, liderada por Carl Rogers e Abraham Maslow, que enfatiza a importância do auto-conhecimento e auto-realização, a psicologia positiva, liderada por Martin Seligman e Mihaly Csikszentmihalyi, que se concentra em encontrar o que é positivo e saudável na vida humana e psicologia evolutiva, liderada por David Buss, que se concentra na compreensão do comportamento humano a partir de uma perspectiva evolutiva.


Referências Bibliográficas:


Ciccarelli, S. K., & White, J. N. (2015). Psicologia. Pearson Education do Brasil.

Wundt, W. (1897). Outlines of psychology. Leipzig: Wilhelm Engelmann.

Darwin, C. (1872). The expression of the emotions in man and animals. London: John Murray.

Watson, J. B. (1913). Psychology

4 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários


whatsapp
bottom of page